A cadeia produtiva brasileira possui grande dependência do transporte rodoviário de cargas. Nesse contexto, muitos fatores contribuem para que ocorram muitos acidentes nas rodovias do País. São, por exemplo, as longas distâncias percorridas em estradas muitas vezes precárias que contribuem para a ocorrência de acidentes graves com vazamento de produto. É muito comum nesses casos que quando um veículo de transporte de carga perigosa esteja envolvido em um sinistro, que sejam tomadas medidas emergenciais no primeiro atendimento. Logo após, geralmente inicia-se o monitoramento ambiental de acidentes rodoviários.
Plano de Monitoramento Ambiental de Acidentes Rodoviários
No geral, o plano de monitoramento ambiental nada mais é o cumprimento das medidas de monitoramento exigidos pelo Instituto Água e Terra (IAT-PR) através de um documento chamado relatório de inspeção ambiental (RIA). Costumam-se ser exigidas ao menos três campanhas de amostragem de solo e/ou água superficial, a depender do local e da substância envolvida no acidente. O laboratório de análises ambientais deve ter certificado de cadastramento de laboratórios (CCL) junto ao IAT-PR para realizar as análises das amostras coletadas.
Relatório de Monitoramento Ambiental de Acidentes Rodoviários
O relatório de monitoramento ambiental é um produto exigido também no RIA elaborado por técnicos do IAT-PR. Nesse relatório exige-se a apresentação dos resultados das análises laboratoriais associados à mapas com localização dos pontos de coletas e fotos das coletas, por exemplo.
Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD
Muitas vezes, pela dinâmica do acidente, o IAT-PR através do RIA exige também um projeto de recuperação da área degradada (PRAD). Através desse instrumento o órgão ambiental tem controle das ações que a responsável legal pela empresa envolvida no acidente pretende tomar para recompor a área afetada, em especial, a vegetação local.
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