O laudo geológico geotécnico no karst é uma exigência específica para novos empreendimentos na área do Aquífero Karst na região metropolitana de Curitiba (RMC). O ambiente cárstico possui algumas características em virtude da composição das rochas que é necessário que se tenha um resguardo maior com obras em geral. A interação da rocha carbonática com a água produz reações de dissolução da rocha e, com isso, aumenta-se o risco de instabilidade do solo. Portanto, é essencial para a segurança das populações dessas áreas que o uso e ocupação seja ordenado e atenda premissas técnicas como as obtidas através deste laudo.
Qual o roteiro para elaborar o laudo geológico geotécnico no karst?
O roteiro específico para execução deste trabalho foi aprovado pela Câmara Técnica do Karst, ligada à Agência e Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP). Desta forma, desde 2017, com este roteiro, exige-se o laudo geológico geotécnico para projetos de empreendimentos localizados na região do aquífero Karst na RMC. A exigência entra já na fase de anuência prévia pelo órgão metropolitano e de licenciamento ambiental prévio pelo IAT, conforme deliberação da Câmara Técnica.
O roteiro prevê basicamente a apresentação das características geológicas e ambientais para que então ao final o responsável técnico emita um parecer técnico. Esse parecer deve conter uma análise técnica conclusiva sobre a viabilidade do projeto em face de todas as condicionantes levantadas no laudo. Ainda, de acordo com a especificidade do empreendimento, indicar recomendações quanto aos projetos.
Quais são os principais fatores avaliados?
Em geral, estuda-se as características do terreno e do seu entorno, como declividade e, também, levantadas informações do subsolo na área. Neste último, quanto a presença de solo e/ou rocha, presença ou não de lençol freático e sua profundidade entre outras informações. Vale ressaltar que o ambiente cárstico é bastante vulnerável e que alterações na dinâmica hídrica, como por exemplo o bombeamento desenfreado de água do aquífero, podem alterar a estabilidade do sistema. Da mesma forma, é necessário um zelo quanto à lançamento de efluentes domésticos/industriais, pois, corre-se elevado risco de contaminação das águas subterrâneas. Acesse nosso material e saiba mais a respeito de passivos ambientais, avaliação preliminar e investigação confirmatória de áreas contaminadas.
Laudo geológico geotécnico com a Fons Geologia e Engenharia
Se a atividade que você desenvolve necessita de laudo geológico geotécnico, a Fons Geologia e Engenharia se destaca como a opção mais acertada. Com uma equipe altamente qualificada e expertise técnica, nossa empresa está pronta para atender às demandas dos clientes de forma abrangente e personalizada. Entre em contato com nossa equipe através do formulário do site ou pelo Whatsapp clicando aqui.
Ao escolher a Fons Geologia e Engenharia, você terá a garantia de receber serviços de qualidade e resultados precisos. Estamos sediados em Curitiba e atendemos também a região de Colombo, Pinhais, Quatro Barras, Campina Grande do Sul, Piraquara, São José dos Pinhais, Araucária, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Contenda, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Itaperuçú, Rio Branco do Sul, bem como as demais regiões do Paraná. Entre em contato conosco para discutir suas necessidades e descobrir como podemos ajudá-lo a alcançar seus objetivos com responsabilidade ambiental.